Manutenção preventiva de rede elétrica garante a segurança em edificações

Manutenção preventiva de rede elétrica garante a segurança em edificações

  • Post Author:
  • Post Category:Notícias

Realizar a manutenção preventiva da rede elétrica é fundamental para residências, condomínios e grandes empreendimentos, tanto por precaução como para o bom funcionamento de aparelhos eletrônicos instalados, além de garantir segurança e bem-estar de todos que circulam pelo local. A interrupção no fornecimento de energia e a falha nos equipamentos elétricos são dois tipos de situações evitáveis e que podem ser prevenidas com inspeções periódicas das instalações elétricas nas edificações.

De acordo com Marcelo Bezerra, responsável pela área de segurança da ENEL Distribuição São Paulo, maior concessionária do setor elétrico no país, com o passar dos anos é natural a degradação dos componentes elétricos, o que pode ocasionar falhas se não houver um plano de manutenção preventiva, emprego de materiais de qualidade e contratação de mão de obra especializada. “Outro problema é que muitas vezes o projeto da rede elétrica é ignorado, principalmente nas residências, causando danos que podem gerar sérios problemas”.

A aquisição de novos equipamentos que serão instalados na residência, segundo Bezerra, pode provocar o aquecimento da fiação embutida na parede. “As pessoas usam o T, também conhecido por benjamim, para ligar mais de um aparelho em uma mesma tomada, ignorando o dimensionamento da rede. Com o tempo, esse aquecimento também deteriora os fios e acaba provocando acidentes”.

Os riscos causados pela falta de manutenção vão desde quedas de energia e incêndios a choques de alta voltagem, que podem, inclusive, causar a morte. Uma situação que não é incomum. Por esse motivo, Bezerra afirma que a ENEL realiza “trabalho forte” junto às comunidades de São Paulo. “Até mesmo durante a pandemia não deixamos essa prática de lado, fazendo treinamentos com lideranças dos bairros para que possam conscientizar os moradores dos riscos em ignorar a manutenção das redes elétricas”.

Trabalho para eletricista
O especialista lembra também que o serviço de manutenção da rede elétrica nunca deve ser feito por “curiosos”. “Existem muitas pessoas que, no intuito de economizar, acabam criando um problema maior para si mesmo ao não contratar um eletricista”, garante. “E essas pessoas, muitas vezes por desconhecimento, não detectam a degradação da fiação, por exemplo, e se limitam a trocar um disjuntor que desarma quando um aparelho é ligado, mas o problema continua e poderá causar um acidente”.

Manutenção nas redes de transmissão
Bezerra explica que a ENEL também faz sua parte ao manter equipes de manutenção preventiva das redes de transmissão dentro da cidade. “Existe uma planejamento de atividades diárias desses grupos, percorrendo as ruas para verificar as condições da fiação elétrica”, garante.

Esses mesmos profissionais, segundo Bezerra, também estão de plantão para atender emergências. “Além da programação diária, todos estão preparados para solucionar problemas que possam surgir a quaisquer momentos”.

Fonte: https://revistaincendio.com.br/

Distribuidora de Equipamentos de Combate a Incêndio em Fortaleza é a LRX Distribuidora, a melhor do Norte e Nordeste. Clique aqui e veja nossas promoções, nossos preços e a qualidade de nossos produtos.